A história da salsicha.

A salsicha é um ingrediente obrigatório no hot dog e, no Brasil, é muito consumida com macarrão e até mesmo em outros pratos, como empadão e arroz de forno. Mas de onde vem a salsicha? Sua origem se confunde com a do próprio cachorro-quente.

Origem controversa

Apesar de existirem relatos do surgimento da salsicha entre os povos sumério e grego, há mais de 2 mil anos, as histórias mais conhecidas sobre o ingrediente retratam sua criação europeia. As duas teorias mais conhecidas apontam para Frankfurt e Viena, na Alemanha e na Áustria, respectivamente, como possíveis berços de origem da salsicha.

A cidade alemã é tradicionalmente mais aceita como local de surgimento deste ingrediente embutido, que teria sido criado no século XV. Quinhentos anos depois, em 1987, Frankfurt organizou um evento para celebrar o aniversário da salsicha. Por lá, ela era chamada de salsicha “dachshund”, o mesmo nome da raça de cachorros bassê, popularmente conhecidos como ?salsichas? por aqui no Brasil.

O outro lado da história

Outra teoria conta que a salsicha teria, na verdade, surgido na capital da Áustria, Viena. Como prova, os moradores da cidade utilizam a semelhança entre os termos “Wien”, que significa Viena, e “wiener”, utilizado para designar a salsicha. Seu nome serviria, portanto, para afirmar que ela foi originada em Viena.

No entanto, foi nos Estados Unidos que a salsicha ganhou repercussão mundial, onde também era chamada de “dachshund”, inicialmente. O país foi o responsável pela popularização do ingrediente, especialmente com o acréscimo de pão e de outros produtos, que resultaram na criação do famoso cachorro-quente.

Fonte: http://www.perdigao.com.br/