12 dicas para organizar a festa do seu filho
1. QUANDO COMEÇAR?
O ideal é pensar no aniversário o quanto antes: de dois a três meses de antecedência, se você for fazer em casa, ou de seis meses a um ano, para reservar o buffet (pode parecer muito mas, acredite, é mesmo necessário, porque as datas dos mais concorridos se esgotam rápido).
2. O QUE FAZER PRIMEIRO?
Sem dúvida, a lista de convidados! É com base nela que você perceberá se o espaço da sua casa ou do salão de festas é suficiente, ou se precisará realizar a festa em outro local.
3. QUEM CONVIDAR?
Até os 4 anos, recomenda-se que os pais das crianças estejam presentes. Após essa idade, tudo bem não chamá-los. Para isso, basta colocar só o nome da criança ou ainda escrever um recadinho no convite, como: “Pais e mães, aproveitem para tirar um tempo livre juntos!”.
4. O QUE SERVIR?
Com base no horário da festa, defina o cardápio. Alguns especialistas defendem que é preciso pensar em opções saudáveis. Outros ponderam que há quem espere os aniversários para comer as guloseimas. Então, vale o meio-termo: ofereça itens leves, mas não abandone totalmente as delícias tradicionais. Se as crianças forem muito novas, inclua também salada de frutas e iogurte.
5. COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE COMIDA?
Ao contratar um buffet, eles saberão a quantidade necessária de cada item.
6. QUE TEMA PARA A DECORAÇÃO?
Crianças de até 2 anos não sabem escolher o tema, portanto, a palavra final é sua. Opte por algo que tenha a ver com ela ou temas mais gerais como passarinhos, bolas e cores. E vale de tudo para fugir do tradicional. A partir do terceiro aniversário, ela já pode opinar.
7. COMO ANIMAR A FESTA?
Contrate monitores de atividades (oficinas de artesanato), um contador de histórias ou teatro de bonecos. Os pequenos adoram! Se não puder gastar muito, organize você mesmo uma dança das cadeiras, corre-cotia ou outras brincadeiras antigas que até hoje são adoradas pelas crianças.
8. QUANTOS MONITORES CONTRATAR?
O ideal é ter um monitor para cada dez crianças de 3 a 6 anos, além de uma pessoa em cada brinquedo, caso haja, para evitar acidentes.
9. QUANDO ENVIAR OS CONVITES?
Tente entregar entre 15 e 20 dias antes da festa. Tudo bem mandar os convites por e-mail ou pelas redes sociais, mas telefone para saber se todos os convidados receberam. E não se esqueça de chamar as pessoas que não usam essas tecnologias!
10. COMO FAZER A TRILHA SONORA?
Evite repetições. Faça a seleção mesclando músicas adultas de estilos variados (vale MPB, anos 1980…) com algumas infantis bacanas, como as tradicionais cantigas de roda.
11. LEMBRANCINHAS
Elas não precisam ser muito sofisticadas. Com ideias criativas e práticas, você pode agradar a todos: a peça que cada criança produzir na oficina de artesanato da própria festa, por exemplo, pode ser levada como lembrancinha. Calcule sempre algo a21 mais para poder agraciar convidados de última hora.
12. CHECK LIST
Faça uma lista para controlar o andamento de cada etapa do preparo da festa.