Embora seja característica como uma planta de verão, o damasco (também conhecido como abricó) pode ser amplamente encontrado durante o ano inteiro.
Seja de forma enlatada, fresca ou seca, mesmo com a dificuldade de sua adaptação nos solos brasileiros, preferindo climas frios.
Há estudos que já comprovam a existência de mais de 50 espécies diferentes desta fruta, que em seu estado seco é extremamente rico em fibras e ferro, entretanto, em contrapartida, o damasco neste estado vem a ser mais calórico (cerca de 250 calorias a cada 100g), enquanto o mesmo em estado fresco e na mesma quantidade só vem a representar 35 calorias.
Mesmo assim, o mais calórico ainda é recomendado em questão de saúde devido à sua alta concentração de nutrientes e propriedades medicinais diversas. Como é curiosidade de muitos, o damasco é sim da família do pêssego. Porém, acompanha algumas características que o diferenciam como seu formato menor e seu sabor um pouco mais ácido que o outro.
Princípios ativos no damasco
Como princípio ativo está fortemente presente a Vitamina A, graças ao beta-caroteno existente em sua composição, substância que é capaz de fortalecer o sistema imunológico, ser antioxidante, além de benéfico para olhos e pele. Ainda falando de seus compostos químicos, podemos encontrar outras vitaminas como a E, B1, B2, B3, B5, B9, C e também o licopeno (eficaz na prevenção à proliferação de células cancerígenas, problemas cardiovasculares em geral e laxante em potencial).
Laetrile é uma outra vitamina que também pode ser encontrada nesta fruta, estando presente em seu caroço. Consegue ser importantíssima para medicina devido ao seu poder revigorante celular.
Quando o damasco é mais indicado
O damasco é o tipo de fruta que é uma boa pedida para aqueles que se exercitam com frequência, como os atletas. Ingerir este alimento garante que a energia perdida seja rapidamente reposta pelo organismo.
Tratando-se de açúcar, possui baixos índices glicêmicos. Isto faz com que consumir o damasco antes de caminhadas e treinos seja essencial.
Pode ser ingerido por aqueles que tem problemas de visão como catarata (servindo também para preveni-la, principalmente a partir da fruta seca) e outras enfermidades.
Ameniza a compulsão por doces a partir da ingestão da fruta sempre que sentir necessidade de comer algo adocicado. Utilize-o também se deseja perder peso. Os damascos são aliados da dieta!
Pode-se ingerir de três a cinco unidades de damasco ao dia.