Existem duas versões sobre o surgimento do sonho em nossas mesas. O que temos certeza é que esse doce é um sucesso!

Uma das versões diz que o sonho é de origem portuguesa. Por lá, o doce é chamado de Bola de Berlim e é um doce tradicional que parece a Berliner alemã, com a diferença que a berliner é recheada com frutas vermelhas.

As bolas de Berlim são fritas e polvilhadas com açúcar, antes de serem recheadas com o creme de confeiteiro. Essas bolas são abertas para que o recheio seja colocado, a fim de que fique aparente.

Outra versão, no entanto, diz que os sonhos são alemães. Em 1750, um berlinense queria ir para a guerra, porém era péssimo atirador. A ideia que teve foi conquistar o regimento com suas invenções culinárias, já que era padeiro. O regimento deixou-o ficar, e como forma de agradecimento ele inventou este doce em forma de bala de canhão, que foi servido quando venceram uma batalha.

A versão alemã  é denominada Berliner Pfannkuchen (bolo berlinense de frigideira), Berliner Ballen (bola de Berlim) ou simplesmente Berliner (berlinense), fora de Berlim.

O doce alemão tem um diâmetro um pouco menor em relação ao português e são normalmente polvilhados com açúcar mais fino, com recheio injetado, sem ficar aparente do lado de fora. Seus ingredientes são a farinha doce com fermento. Seu recheio é feito com compotas e polvilhada com açúcar em pó. Por vezes, são também recheadas com chocolate, champanhe ou licor advocaat, ou apresentadas sem qualquer recheio. O recheio é injetado com uma seringa grossa, após a fritura, não sendo visível antes de o bolo ser trincado ou partido.

Bola de Berlim

Em Portugal, é possível encontrar bolas de Berlim na maioria das pastelarias, que, por vezes, também as apresentam sem recheio. São muito consumidas nas praias do sul do país.

No Brasil, esse doce é  conhecido como sonho e é muito consumido no país. Sua comercialização passou a se dar no início do século XX em padarias de São Paulo, com o aproveitamento das sobras das massas de pão. São apresentadas recheadas, geralmente com creme pasteleiro ou doce de leite.

Normalmente o sonho é recheado com creme de confeiteiro e este recheio é colocado sempre de forma que fique visível.

Ainda existem outras versões, como o sonho com recheio de nata, chocolate ou pedaços de goiabada.

Fonte: casadavovors.com.br