A maionese será, provavelmente, o molho mais famoso no mundo, superando mesmo o ketchup.
Consegue adivinhar a origem da maionese? Acha que, assim como noutras invenções do passado, o real criador da maionese não é conhecido na história?
Na verdade, existem diversas suposições sobre quem terá criado a maionese. A história mais interessante sobre o surgimento da maionese começa no ano de 1756, quando se iniciava a Guerra dos Sete Anos (1756 a 1763).
Nessa altura o rei francês Luis XVI ordenou ao seu general Louis François Armand de Vignerot de Plessis, o terceiro Duque de Richelieu, que conquistasse aos ingleses a ilha Minorca, nas Baleares. A primeira cidade a ser conquistada pelo Duque de Richelieu foi a cidade de Mahon.
Para comemorar essa vitória o cozinheiro do Duque foi incumbido de preparar um “banquete” dentro da escassez dos alimentos que existiam num cenário de guerra.
Sem natas para fazer o molho que pretendia para acompanhar a comida, o criativo cozinheiro decidiu utilizar azeite, ovos e sal. O resultado foi muito apreciado por todos os comensais e foi então decidido batizar esse molho como uma referência à primeira conquista, a cidade de Mahon: a palavra escolhida foi Mahonaise.
No ano de 1905, Richard Hellman, um alemão proprietário de uma loja gourmet em Manhattan, na cidade de Nova Iorque, usou a receita da sua esposa e começou a vender maionese pronta em potes de madeira.
A primeira vez foi vendida no Hellman’s New York Deli. Pode-se deduzir que a maionese se tornou mais disponível para as pessoas que começavam a gostar do produto.
Em 1913, por motivos de higiene, a comercialização passou a ser feita em potes de vidro. Era mais fácil de vender e foi comercializado em larga escala. Era então chamado “Hellman’s Blue Ribbon Mayonnaise”.
A sua popularidade foi instantânea e rapidamente a maionese passou a ser o complemento mais desejado para sanduíches e outros petiscos.
Atualmente, comprar maionese pronta é algo perfeitamente comum, ao ponto de haver muitas pessoas que não conhecem o sabor da maionese feita em casa.
Quem pensaria que a partir duma situação de escassez de alimentos, derivada de um cerco a uma cidade durante uma guerra, um simples molho chegaria à fama mundial séculos depois?
Quase de certeza que nem o cozinheiro do Duque de Richelieu, que o inventou, poderia ter qualquer ideia sobre o que aconteceria depois dessa sua simples criação de recurso.
Fonte: origemdascoisas.com