Hit no inverno, Chocolate Quente. Descubra a história dessa bebida que nos encanta desde o período pré-colombiano.


Hit no inverno, o chocolate quente aquece e traz sensação de bem-estar para quem o consome. É quase um abraço quentinho em forma de bebida. Esse carinho em forma cremosa pode contar com diversos ingredientes, desde canela até marshmallow, passando por frutas e bebidas alcoólicas. Mas você conhece a história por trás dessa receita?

A origem do chocolate quente remete à época das Grandes Navegações, da descoberta do Brasil e das Américas. Os povos pré-colombianos veneravam o cacau e produziam uma bebida considerada digna apenas para nobres, uma vez que seria um presente dos deuses. Ao colonizar as Américas, os europeus tiveram contato com o fruto e levaram suas sementes para o velho continente.

Um dos grandes entusiastas da bebida era Fernando Cortez, que além de saboreá-la, percebeu seu grande valor econômico. Já na Europa, a ideia foi de misturar em uma mesma panela as sementes de cacau e bagos de cana de açúcar.

Freiras espanholas foram as principais responsáveis por divulgar esta mistura. O chocolate quente passou então a fazer parte do paladar europeu, inclusive levando alguns nobres a considerarem esse líquido como predileto. Médicos da época atribuíam ao chocolate poderes especiais – e o doce chegou até a ser proibido pela Igreja Católica.

Mas não teve mais jeito. O chocolate quente já tinha conquistado os espanhóis e em breve iria se expandir para outros locais. Mesmo com o início da fabricação de chocolates em barra, a versão líquida continuou sendo venerada.

Depois disso, o chocolate quente passou a espalhar carinho – e uma boa dose de sabor – por todo o planeta. Que tal preparar uma xícara agora?

Fonte: www.cacaushow.com.br