Do que é feita a Mortadela? Ela teve origem em Bolonha, na Itália, em 1376! Mas vamos ao que interessa:

O que é um embutido?
É carne que foi desossada e/ou moída e depois moldada. É o caso de mortadela, presunto, salaminho etc.

Do que é feita a mortadela?
Carne de boi, porco e frango, no máximo 60%. Os outros 40% são de miúdos comestíveis desses animais. Ou seja, estômago, coração, língua, fígado, rins, miolos, peles, tendões e gorduras. No Brasil, uma mortadela com 50% de carne já é considerada de primeira.

E a mortadela de frango?
É a carne da ave mecanicamente separada, no máximo de 40%, com até 5% de miúdos comestíveis de aves (no caso, fígado, moela, coração e gordura).

Mas como que tem um gosto bom então?
Geralmente usam pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro.

Que tipos de mortadela existem?
No Brasil, o Ministério da Agricultura definiu em cinco a classificação de variedades da mortadela:

Mortadela clássica: essa que foi descrita lá em cima, com carnes de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separadas, miúdos comestíveis etc.

Mortadela de ave: a que foi descrita ali em cima, com umas carninhas e um miúdos.

Mortadela Tipo Bologna: carnes bovina e/ou suína e/ou ovina e carnes mecanicamente separadas até o limite máximo de 20%, miúdos comestíveis de bovino e/ou suíno e/ou ovino (estômago, coração, língua, fígado, rins, miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras.

Mortadela italiana: porções musculares de carnes de diferentes espécies de animais de açougue e toucinho, não sendo permitida a adição de amido.

Mortadela Bologna: porções musculares de carnes bovina e/ou suína e toucinho, embutida na forma arredondada, não sendo permitida a adição de amido.

 

Fonte: emcasasozinho.com