Benefícios das Frutas secas e Cristalizadas. Conheça e saiba mais com a Pantucci:
No país em que as frutas “in natura” são a preferência, durante as festas de fim de ano elas dividem espaço com as frutas secas e cristalizadas. Muito consumidas nessa época do ano, essas frutas já invadem as prateleiras dos supermercados com direito a lugar de destaque e tudo.
Como ingredientes de panetones, tortas, doces, molhos ou simplesmente como petiscos elas dão um toque especial no cardápio natalino. Mas, cuidado, as frutas secas ou desidratadas podem ter até 3 vezes mais calorias em comparação à fresca.
Tanto a cristalização quanto a desidratação são formas de conservação, porém utilizam métodos diferentes. Para a cristalização é necessário submeter as frutas a um processo que consiste em fervê-las várias vezes, em sequência, em uma calda espessa, até que o suco seja substituído por açúcar.
Normalmente usa-se a parte próxima da casca, mais adequada a este procedimento. Já para obter a fruta seca, é preciso desidratá-la por métodos naturais ou artificiais, ou seja, exposição ao sol ou em câmaras de ar, vapor, estufas ou fornos.
Como as ceias de fim de ano geralmente são repletas de guloseimas suficientes para tirar qualquer um fora do peso, quem não quiser ter surpresas maiores que as previstas, vale conferir as calorias, não para ficar na “neurose”, mas para ter o conhecimento e o bom senso na hora de comer.
Mas, a boa notícia é que estas frutas são ricas em nutrientes, principalmente as secas, portanto são benéficas à saúde.
“As frutas secas contêm fibras, nutriente fundamental para regularização intestinal, pois atua no nosso organismo como uma vassourinha. Ela passa pelo corpo sem ser absorvida e leva com ela as gorduras e açúcares em excesso do corpo, por isso para quem quer reduzir peso, colesterol ou triglicérides, a fibra é fundamental”, explica a nutricionista, que faz questão de ressaltar que as secas não substituem as frutas frescas.
Mesmo passando pelo processo de desidratação a fruta não perde a propriedade nutricional. “As fibras, minerais e açúcares permanecem preservados; mas há perda de vitamina C e as vitaminas do complexo B. Por isso, deve-se sempre fazer a combinação com frutas secas e frescas”, sugere Milene. “Já nas frutas cristalizadas, por elas serem cozidas, há perda de nutrientes com o aquecimento e só ganha a mais em calorias devido ao açúcar acrescentado”, compara. Assim, se houver chance de escolha entre as duas, prefira as frutas secas.