Como surgiu o “hot dog”? Existem várias versões do surgimento do hot dog, mas a maioria delas só envolve um alemão (o criador da salsicha) e um pãozinho. Todas acontecem entre 1870 e 1900.

As mais legais são:

Em 1904, na cidade americana de St. Louis, um alemão que vendia salsichas quentes para o público, em uma barraquinha, dava uma luva para os clientes não sei queimarem. Mas muita gente não devolvia as luvas, então ele conversou com seu cunhado, que era padeiro, e eles fabricaram um pão ideal para caber a salsicha.

Mas o formato do cachorro quente surgiu antes do nome.

Em 1906 um americano vendia sorvete e refrigerante nos estádios de futebol. Num dia frio, as vendas estavam fracas, então ele resolveu comprar todos os pães e salsichas possíveis. E começou a anunciar: “They are red hot (Elas estão super quentes). Get your dachshund sausages while they are red hot (Pegue suas salsichas “dachshund” enquanto elas estão bem quentes).

E foi quando o nome começou a fazer sucesso. Até que um dia, o caricaturista Thomas Aloysius Dorgan, o TAD, resolveu desenhar um dachshund (aquele cachorro com perninhas curtas e corpo comprido, muitas vezes gordinho) dentro de um pão. Hoje também conhecemos o cãozinho como “salsicha”.

O combo do desenho e do slogan criado pelo comerciante deu origem ao nome hot dog. E não demorou muito para quem fala português já fazer a tradução ao pé da letra.

Uma curiosidade interessante. O termo chegou a ser proibido pelas autoridades. Eles diziam que as pessoas poderiam achar que salsicha era feita com carne de cachorro. Mas ninguém deu atenção à proibição.

Um dado curioso: Só nos Estados Unidos são consumidos 2 bilhões de hot dogs por ano. 150 milhões apenas na comemoração do Dia da Independência, 4 de julho, data que ficou famosa, inclusive, pela competição de quem come mais hot dogs.

No mundo: o cachorro quente do Brasil ganhou vários ingredientes. No Havaí, tem até rodela de abacaxi. Na Guatemala, uma variação que é conhecida como cachorro sujo. E o hot dog suiço é um dos mais calóricos do mundo! Parece até uma pizza de hot dog!

 

Fonte: blog.jovempan.uol.com.br