O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a sua saúde

O chá contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

O chá, sem açúcar, não tem calorias e é uma boa forma de aumentar a ingestão de água. Além disso, o chá, na sua grande maioria, é rico em minerais e antioxidantes naturais.

 

Chá para gripe e resfriado

Alguns bons exemplos de chás para gripe são a equinácea, o hortelã e o anis verde. O anis possui propriedade expectorante sendo muito útil para fluidificar as secreções facilitando a respiração. A equinácea e a hortelã aumentam o sistema imune encurtando o tempo da gripe e do resfriado.

Como preparar: Colocar 1 colher (sopa) da erva desejada numa xícara com água fervente. Deixar amornar, coar e beber a seguir. Pode ser consumido várias vezes ao dia e pode ser adoçado com mel porque o mel possui antioxidantes que ajudam na recuperação.

Chá para acalmar

Alguns bons exemplos de chás para acalmar são camomila, erva-cidreira e a flor do maracujá, que é a passiflora. Estas plantas medicinais possuem propriedade sedativa que ajuda a acalmar o sistema nervoso, deixando o indivíduo mais calmo e tranquilo. Outra planta medicinal que também é muito útil para acalmar são as flores da alfazema porque ela combate a ansiedade e favorece o sono.

Como preparar: Colocar 1 colher (sopa) da erva desejada numa xícara de água fervente. Deixar esfriar, coar e beber a seguir. Pode-se tomar 3 a 4 vezes ao dia.

 

Chá para dor de cabeça

Um bom chá para dor de cabeça pode ser o chá feito da casca do salgueiro porque ele tem efeito analgésico, anti-inflamatório e febrífugo que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pela dor de cabeça.

Como preparar: Ferver 1 colher (sopa) das cascas de salgueiro picadas juntamente com 1 xícara de água e deixar ferver por 5 minutos. Deixar amornar, coar e beber a seguir.

Como preparar chás

Para preparar chás corretamente e aproveitar ao máximo seus benefícios deve-se seguir algumas recomendações importantes tais como:

  • Utilizar a dosagem das ervas medicinais recomendada pelo médico ou nutricionista;
  • Deixar o chá repousar num recipiente de vidro ou porcelana, para que não haja vestígios de ferro ou alumínio que podem ser prejudiciais à saúde;
  • Despejar a água fervente sobre as folhas, flores ou o caule da planta medicinal durante 3 a 10 minutos, devidamente tapado para que os vapores não se percam;
  • Se fizer chá de alguma raiz, como o chá da raiz de gengibre, o gengibre deve estar dentro do bule durante a fervura para que suas propriedades sejam extraídas;
  • Tomar o chá logo após o seu preparo ou até 10 horas porque depois deste período as propriedades do chá se perdem e o chá pode não ter o efeito desejado.

Os chás podem ser tomados a qualquer hora do dia e até mesmo como substituição da água, mas sempre com conhecimento do médico, pois alguns tipos de chá podem ter contra-indicações.

Fonte: https://www.tuasaude.com/