Para que serve as propriedades da pipoca?
Estudos mostram grande benefícios da pipoca porque contém fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio e seu consumo pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Atualmente há pesquisas que mostram que a pipoca pode conter mais antioxidante e ser mais eficiente ao sistema imunológico do que muitas frutas e hortaliças.
Propriedades da pipoca – Interessantes descobertas
Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca e fizeram algumas descobertas interessantes:
– Vantagens como aperitivo:
Por estar associada a diversão, cinema e entretenimento, a pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda. A verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menor calórica e ter mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos. A pipoca apresenta uma grande vantagem em relação aos salgadinhos consumidos porque ela contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras.
– Rica em antioxidantes:
Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis. Ao consumir pipoca você ingere de 200 a 300 miligramas de antioxidantes de um total de dois gramas de polifenóis que devem ser ingeridos por dia. Cerca de treze por cento do total ideal.A quantidade de polifenóis encontrada na pipoca é de 300 miligramas por porção. O milho comum possui 114 miligramas e as frutas em geral tem cerca de 160 miligramas por porção.
Pipoca contém mais antioxidante porque não possui água. Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos.
Melhora o sistema digestivo e intestinal
A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e do complexo B. As fibras estimulam os movimentos peristáltico dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.