Um dos alimentos mais queridos pelos brasileiros, a coxinha está presente na vida de milhares de pessoas.

Tanto que é atualmente, a especialidade de salgado mais consumida no Brasil.

Se você perguntar a um brasileiro que mora fora do país, o que ele mais sente falta de comer, certamente uma das comidas citadas será a coxinha. No entanto, mesmo sendo tão popular, pouquíssimas são as pessoas que sabem da sua origem.

Um dos alimentos mais queridos pelos brasileiros, a coxinha está presente na vida de milhares de pessoas. Tanto que é atualmente, a especialidade de salgado mais consumida no Brasil.

Se você perguntar a um brasileiro que mora fora do país, o que ele mais sente falta de comer, certamente uma das comidas citadas será a coxinha. No entanto, mesmo sendo tão popular, pouquíssimas são as pessoas que sabem da sua origem.

Portanto, chegou a hora de pegar o guardanapo, refresco, molho inglês e acomodar-se na cadeira para conferir de onde surgiu a coxinha. Bom apetite.

A história conta que a coxinha surgiu devido aos gostos de um garoto que morava na Fazenda Morro Azul, propriedade essa que ficava no interior de São Paulo, mais precisamente em Limeira. O Brasil ainda era colônia de Portugal.

Esse garoto não era uma criança qualquer, pois tinha como mãe, a princesa Isabel, e como pai, o Conde d’Eu. Criado na fazenda, o jovem era considerado uma “criança especial”, por isso vivia sobre muitas regalias e totalmente isolado. Seu maior prazer, era o de comer coxas de galinha.

Em um belo dia, a cozinheira da fazenda percebeu que as coxas de frango não seriam suficientes para saciar a todos no almoço. Por isso, pegou outras partes da ave, as desfiou e colocou como recheio em uma massa feita de batata e farinha.

Essa foi uma medida desesperada da cozinheira, pois o garoto era muito mimado e certamente causaria um grande alvoroço se não houvessem coxas de galinha suficientes para ele.

Ao chegar para o almoço, o garoto se deparou com aquele quitute, o que causou certa estranheza. No entanto, decidiu provar e acabou gostando muito da mais nova receita. Por esse motivo, a notícia acabou se espelhando pelas redondezas, chegando até a imperatriz Tereza Cristina, que ficou tentada a experimentar essa delícia de frango desfiado.

A imperatriz também se apaixonou pelo salgado e  pediu para que a receita fosse passada para o chefe de cozinha do palácio imperial. Com isso, a fama da coxinha cresceu ainda mais, no entanto era na época uma receita feita somente nos salões da realeza brasileira.

Não existem totais confirmações de que essa seja a origem da coxinha, no entanto é a versão mais aceita pelos historiadores. Mas a verdade é de que a veracidade da história pouco importa, pois esse é um dos petiscos mais queridos do Brasil.

Com o tempo, a coxinha foi ganhando variações e acabou se tornando ainda mais popular. São coxinhas com recheio de requeijão(catupiry), com massa de mandioca, mandioquinha ou batata doce, entre outras. Há quem ainda use curry durante o preparo, o que mostra que essa delícia é um prato para todos os gostos.

 

 

Fonte: http://minilua.com