Quando as pessoas entram em dieta, a primeira coisa que fazem é cortar a sobremesa.
Mas uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv , em Israel, chegou a uma conclusão que vai animar quem precisa perder peso: comer doce no café da manhã pode ajudar a emagrecer. Os dados são do site da revista Cosmopolitan e do jornal Daily Mail .
Os cientistas dividiram 193 obesos em dois grupos com ingestão idêntica de calorias ao longo do dia (1600 para homens e 1400 para mulheres), sendo que um recebeu alimentação com pouco carboidrato e um café da manhã de 300 calorias, e o outro saboreou um café da manhã com 600 calorias com bastante proteína e carboidrato, sempre incluindo uma sobremesa (chocolate, bolo ou biscoito).
Depois de 32 semanas de acompanhamento, constatou-se que todos os participantes perderam peso inicialmente, mas os que degustaram a primeira refeição do dia mais calórica continuaram a eliminar quilos extras depois – no total, foram cerca de 18 kg a mais que o restante.
A equipe concluiu que parte da diferença se deve ao fato de o metabolismo ser mais ativo pela manhã e os voluntários que não provaram o doce matinal se sentiram menos satisfeitos e acabavam petiscando em outro momento do dia. Além disso, cortar sobremesa por completo pode criar uma dependência psicológica e fazer com que não resista à tentação.
Com equilíbrio e cautela é possível, sim, consumir açúcar ou algum doce sem que isso faça subir o ponteiro da balança. Pelo contrário, uma dieta muito restritiva, que elimina alguns alimentos ou grupos de nutrientes e substâncias do cardápio, é mais árdua de ser seguida e pode, em pouco tempo, ser abandonada. Já a alimentação balanceada, até com um pouco de açúcar e doces, é mais simples de ser adotada e virar rotina, e com isso, resultar em um emagrecimento saudável e duradouro.
Fonte: www.terra.com.br/ delas.ig.com.br