Você já ouviu falar dos carboidratos simples e complexos? Sabe quais são eles? Essa classificação é essencial para muitas dietas e pode te ajudar a perder peso de forma mais saudável e saborosa.
Quer aprender a diferença entre os carboidratos simples e complexos e como isso influencia a sua dieta? Confira no post de hoje!
O QUE É UM CARBOIDRATO?
Carboidratos são compostos orgânicos com uma estrutura rica em átomos de carbonos e hidrogênios — daí o nome carboidrato. A principal função dessa molécula no nosso organismo é fornecer energia para as células, dando a elas substrato para metabolizar e, assim, poder executar suas funções.
Os principais carboidratos são a glicose, a frutose e a galactose, que quando combinados formam a lactose, a sacarose, a maltose e o amido.
Como o carboidrato é a principal fonte de energia do corpo é natural entender que, quando consumidos em excesso, eles provocam o ganho de peso ao serem armazenados na forma de gordura. A lógica contrária, então, de que se você para de consumir carboidratos você emagrece deve ser verdade, certo? Certo, mas com algumas ressalvas.
POR QUE DIETAS SEM CARBOIDRATOS NÃO SÃO BENÉFICAS?
Porque os carboidratos são essenciais para o funcionamento de todo organismo, fornecendo uma energia rápida e eficiente às células. Sem essa matéria-prima, o corpo passa fome e pode gerar sintomas desse sofrimento na forma de dor de cabeça, irritação e exaustão física.
Dessa forma, o segredo para o controle de peso está em evitar os carboidratos simples e substituí-los por carboidratos complexos.
O QUE SÃO CARBOIDRATOS SIMPLES?
Também conhecidos como carboidratos de alto índice glicêmico, os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo organismo por terem uma estrutura química mais simples.
Quando esses alimentos são ingeridos, as moléculas de carboidratos são rapidamente absorvidas, gerando um pico de glicemia e, em seguida, de insulina no organismo.
Os altos níveis de insulina indicam ao corpo esse excesso de carboidrato e fazem com que eles sejam retirados da circulação e armazenados na forma de gordura, o que favorece o ganho de peso e atrapalha a forma.
Como esse processo é bem eficiente, cria-se um ciclo vicioso: rapidamente toda a glicose sai do sangue e organismo começa a achar que está faltando carboidrato em circulação, o que gera fome e faz com que você saia correndo de novo para a cozinha em busca de alimentos ricos em carboidratos.
QUAIS ALIMENTOS SÃO CARBOIDRATOS SIMPLES?
Mel, açúcar, pão branco, macarrão, refrigerante, geleia, balas e chocolates, arroz branco, biscoitos simples, banana, pipoca e sorvete são alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples.
O QUE SÃO CARBOIDRATOS COMPLEXOS?
Os carboidratos complexos, também chamados de carboidratos de baixo índice glicêmico, apresentam uma estrutura química complexa e estão presentes em alimentos ricos em outros nutrientes e fibras, o que lentifica a digestão e absorção da glicose.
Assim, a glicemia não sobe de uma só vez e o corpo pode ir usando esse alimento como fonte de energia por um longo período de tempo, sem ter que converter qualquer excesso em gordura.
QUAIS ALIMENTOS SÃO CARBOIDRATOS COMPLEXOS?
Os carboidratos complexos estão tipicamente presentes nos alimentos integrais, como pão, arroz, macarrão e biscoitos integrais. Além disso, vegetais ricos em amido como a batata-doce, o milho e a mandioca, as sementes e os cereais também são carboidratos complexos.
O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA PARA A DIETA?
Quem quer emagrecer deve optar pelo consumo de carboidratos complexos, que saciam mais, se transformam menos em gordura e ainda são excelentes fontes de fibras e vitaminas, favorecendo o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como, por exemplo, aprisão de ventre.
Fonte: http://gastro.com.br