O cardamomo é uma especiaria muito usada na culinária indiana, para aromatizar diversos pratos, inclusive sobremesas. É considerado, ao lado do açafrão verdadeiro e da baunilha, um dos temperos mais caros do mundo.
Por aqui, encontra-se o cardamomo vendido em bagas, com as sementinhas pretas aglomeradas dentro delas, ou em pó. Prefiro sempre comprar o cardamomo em bagas, pois dura mais tempo e seu aroma e sabor são mais potentes. As sementes pretas do cardamomo são extremamente aromáticas: tente morder numa delas para sentir o perfume intenso que solta. É uma especiaria considerada quente e levemente picante, como a canela, por isso cai tão bem em pratos para aquecer nos dias frio.
Em termos de benefícios, o cardamomo é muito usado tradicionalmente para refrescar o hálito e dar a sensação de que a boca está limpa. Basta mascar algumas sementinhas para sentir a ação. Na Índia, até hoje muitas pessoas mantêm esse hábito. É considerado também antisséptico e digestivo, além de rico em antioxidantes, que favorecem a circulação sanguínea e protegem a saúde cardiovascular.
De origem asiática, o cardamomo é parente do gengibre e seu aroma rico deve-se à boa quantidade que possui de compostos aromáticos, como terpenos de características florais, frutadas e doces, e também o cineol, que lembra o perfume do eucalipto, bem penetrante.
É usado em pequenas porções nos preparos, para liberar seu sabor e perfume. Assim, contribui com fibras, que favorecem o sistema digestório; minerais como cálcio e fósforo, bons para a saúde dos ossos e dentes; magnésio, que ajuda o sistema nervoso a funcionar bem; e bastante potássio, ótimo para hipertensos e praticantes de atividades físicas. Também oferece um pouco de vitamina C, que age com antioxidante e ajuda a manter o sistema imunológico em dia, e vitaminas do complexo B, que atuam beneficamente sobre o metabolismo.
Fonte: https://menudodia.blogosfera.uol.com.br/