Como o pão foi inventado? Sabe-se que há muito anos o pão está sendo consumido, mas não há uma data precisa de sua invenção. É estimado que o pão tenha surgido há 6 mil anos na Mesopotâmia juntamente ao cultivo do trigo.

Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado e os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Seu formato era achatado, e sua textura dura e seca, além de um sabor muito amargo. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas.

Como o pão foi inventado: história

O pão, mais próximo do que conhecemos hoje, tomou forma no Egito, assado em forno de barro.

Durante o novo Império (que foi de 1567 a 1085 a. C.), os homens colocaram a mão na massa, enquanto as mulheres botaram o pé. Isso mesmo! Os cereais eram moídos aos poucos (e não todos de uma vez, como se fazia antes). E a farinha era amassada com os pés pelas mulheres!

Os egípcios fizeram muito mais pela panificação: colocaram o sal no pão pela primeira vez e criaram o processo de fermentação, deixando o pão mais fofinho e gostoso!

Graças ao escambo com os egípcios, o pão chegou à Europa em 250 a.C. Aliás, foram os gregos que colocaram leite no pão, inventando o pão de leite. Não satisfeitos, colocaram mel também para os dias especiais!

Outro povo que gostou bastante dessa delícia foram os romanos. Como eles adoravam construir coisas novas, criaram também fornos de tijolo e moinhos sofisticados. Esses moinhos eram movidos pela força da água e produziam a farinha mais fina da época.

No século XVII, a França se destacou como centro mundial de fabricação de pães e até hoje permanece como referência no ramo da panificação.

Como o pão foi inventado: Brasil

No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros enquanto na França o pão era de miolo branco e casca dourada. O pão francês, que tanto é usado no Brasil, não tem muito a ver com os verdadeiros pães franceses, pois a receita do pão francês no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Fonte: brasilescola.uol.com.br e canalkids.com.br