A culinária francesa é famosa, entre outras coisas, pela variedade de doces e pães servidos em padarias e cafés de lá.

Não há quem não fique de água na boca, por exemplo, diante da vitrine de doces. São tantas delícias que até confundimos os nomes. Por isso vamos aprender, então, com quem entende:

Croissant

Muitas pessoas acham que o croissant tem origem francesa, mas o primeiro croissant foi fabricado na Áustria e se popularizou. Depois de anos, os franceses se apropriaram. Com a massa doce, pode ser comparado com o pão de leite brasileiro, porém o segredo está na massa folhada. Quando vai à forma, o croissant é colocado em dobras e recebe mais manteiga, adquirindo mais leveza.

Baguette
As baguettes são o carro-chefe em um típico café da manhã francês, junto ao croissant. As baguettes tradicionais são feitas com farinha de trigo, sal, água e fermento biológico. Possuí o comprimento de 50cm a 60cm, pesando entre 250g a 300g.

Brioche
O brioche faz parte da tradição francesa do chá da tarde, às 16h. É servido com manteiga ou nutella, uma fruta e um copo de leite. Há três tipos de brioches na França, todos levam os mesmos ingredientes: manteiga, ovo, sal, açúcar, farinha, leite e fermento biológico. A diferença está na proporção dos produtos misturados, podendo ser doce, salgado ou meio termo.

Pão francês
Famoso entre os brasileiros, o pão francês sempre está na mesa do café da manhã. Mas, poucos sabem que ele não tem origem francesa. Há dúvidas sobre sua verdadeira história. Normalmente, as padarias e supermercado o fazem com farinha, margarina, açúcar, fermento e sal.

Quiche
Na frança, é comum achar o quiche em confeitarias e restaurantes fast-food. Comparado com uma torta salgado, a massa leva creme de leite, leite, noz-moscada, ovo, pimenta e sal. Os tradicionais recheios são: tomate seco, e alho-poró e queijo.

Fonte: http://sipan-aipan.org.br/