Uma das grandes protagonistas do café da manhã ou da tarde tradicional brasileiro é sem dúvida nenhuma a broa de fubá. Afinal, seu sabor  é único e combina perfeitamente com o cafezinho nosso de cada dia.

Acredita-se que o prato tenha se popularizado no Brasil por conta da chegada dos portugueses e dos africanos, que difundiram e ampliaram o uso do milho e consequentemente do fubá em nossa culinária, principalmente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Isso porque era principalmente nesses locais que os tropeiros costumavam cultivar o milho, algumas espécies deles de colheita super-rápida, que muitas vezes chegavam a apenas três meses de seu plantio. Já a receita de broa de fubá como conhecemos atualmente, foi introduzida por norte-americanos no ano de 1865, segundo o que acreditam alguns especialistas e historiadores. Essa raiz norte-americana pode ser comprovada pelo próprio nome da delícia, já que broa possui uma semelhança com a palavra Bread, que serve para denominar a palavra pão em inglês.

Mas a broa de fubá caiu mesmo no gosto do povo brasileiro em meados do século XIX, quando se tornou um petisco fundamental na mesa dos grandes fazendeiros, tendo o seu lugar garantido tanto em espaços rurais, como também em grandes centros urbanos onde elas podem ser encontradas facilmente em panificadoras e em cafés da manhã dos mais diversos tipos de hotéis.

O preparo, considerado fácil desde que sejam utilizados bons ingredientes dispostos nas quantidades corretas faz com que a delícia seja um verdadeiro hit, que além de sua versão mais tradicional feita com leite, margarina, açúcar, ovos e um toque de erva doce, também ganhassem outras releituras.

É possível encontrar receitas que levam coco, goiabada, doce de leite e até queijo. Também existem diferenciações no modo de preparo, transformando sua textura em cremosa, por exemplo.

Mas, a receita mais original e diferente ainda continua sendo as broas de fubá salgadas que levam uma infinidade de temperos e adicionais como presunto e queijo ou até mesmo uma linguiça calabresa, entre outros ingredientes.

Fonte: matecouro.com.br