Não há como negar, o pão de queijo é uma das comidas típicas mais amada do nosso país. Afinal, quem resiste ao delicioso sabor, não é mesmo? Popularmente conhecido por ser mineiro, o pão de queijo carrega diversas curiosidades.

Para começar, se pararmos para analisar, o pão de queijo se parece mais com um biscoito de polvilho modificado, já que adquire uma textura diferente por conta do queijo meia cura ralado. E para chegar no que conhecemos hoje, a receita provavelmente passou por adaptações, pois foi somente no começo do século 20 que o trigo começou a ser cultivado em larga escala no país.

Bom, ninguém sabe ao certo quando foi o momento de encontro do polvilho e o queijo mineiro. Há relatos de que a receita foi criada em Minas Gerais, pelas cozinheiras das fazendas que passaram a misturar a farinha de mandioca, ou polvilho, com os ovos, o leite e queijo.

Uma outra versão aponta o surgimento durante o período da escravidão, a partir da união do leite e ovos, que eram ingredientes típicos das receitas portuguesas, com a farinha de mandioca, muito usada pelos índios.

Popularização

O pão de queijo começou a se popularizar a partir da década de 1950, período onde diversos estabelecimentos se especializaram em servir o alimento. E claro, não demorou muito para que essa delícia se tornasse um dos símbolos da nossa culinária, perfeito para acompanhar um cafezinho a tarde.

Muito do sucesso também foi influenciado pela mineira dona Arthêmina, que virou símbolo de uma rede de pão de queijo.

Hoje em dia, essa iguaria se globalizou e é exportado para muitos países do mundo. A receita foi ganhando novos métodos, ingredientes e formas. Assim como a nossa deliciosa massa fresca, que oferece inúmeras possibilidades de receitas.

Independente de como surgiu, é um dos queridinhos do Brasil e a Quero Mais leva essa delícia até a sua mesa! Agora, que tal aproveitar o momento para assar um pão de queijo? Hmm, já deu água na boca!

 

Fonte: paodequeijoqueromais.com.br