Quais são os maiores benefícios do atum para saúde e boa forma? O atum tem propriedades interessantes.
Ele é fonte de proteínas, ômega 3, ferro, magnésio, potássio, fósforo, selênio, vitaminas B3, vitamina B6 e vitamina B12, além de ter, em cada 100g, 108 calorias, 0,95 g de gorduras, 23 g de proteínas, 0 g de carboidratos e 0 g de fibras a cada 100 g, o atum representa grupo de peixes que engloba diferentes espécies. Vale ressaltar que essas propriedades são do atum sem óleo.
Entre elas estão o atum-azul, atum albacora, atum-amarelo, atum-de-olho-grande, atum-negro, atum-do-índico e atum-do-sul. Eles vivem em quase todos os oceanos e medem em torno de 90 cm de comprimento, com exceção do azul, que chega a ter 4 m.
Disponível no formatado enlatado, em óleo, ao natural ou com molho de tomate, o alimento pode ser facilmente encontrado nos supermercados de todo o Brasil. Mas, cá para nós, você que certamente já deve ter provado do atum um dia, saberia dizer quais são suas propriedades e para que serve esse peixe?
SAÚDE DO CORAÇÃO
Por ser fonte do ácido graxo ômega 3, um dos benefícios do atum é combater a doença arterial coronariana, ao reduzir os níveis de colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos. Altas taxas de colesterol no sangue são um dos fatores que desencadeiam a condição.
ANTI-INFLAMATÓRIO
O ômega 3 é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e a boa notícia é que o nutriente é encontrado de maneira abundante no atum: em 150 g do peixe existem de 7 a 28 mg do de EPA e de 140 a 580 mg de DHA. As siglas representam dois ácidos graxos ômega 3 que regulam o sistema inflamatório do organismo e previnem o excesso de inflamação.
E ao reduzir a inflamação no organismo, o atum previne contra doenças como gota e artrite.
PRESSÃO ARTERIAL
Além de trazer o ômega 3, o alimento também fornece potássio, um nutriente com função vasodilatadora, ou seja, que relaxa os vasos sanguíneos. Ao unir essa expansão dos vasos sanguíneos com o efeito anti-inflamatório do ômega 3, o resultado que se tem é uma redução na pressão arterial.
AUMENTO DE ENERGIA
Como vimos no início deste artigo, o peixe é composto por vitaminas do complexo B, que estão associadas ao aumento de energia. Além disso, esses compostos também ajudam a proteger a pele e a melhorar o funcionamento do metabolismo.