Confira os Benefícios do coco
- Auxilia no emagrecimento
- Aumenta a hidratação
- Tem ação antioxidante
- Ajuda a regular o sono
- Controla o estresse
- Relaxa nervos e músculos
- Promove bem-estar
- Baixa a pressão arterial
- Previne diabetes
- Aumenta a imunidade
- Reduz a inflamação de articulações
- Ajusta o metabolismo
A nutricionista Carolina afirma que, justamente por ser uma boa fonte de gordura, o coco é uma ótima fonte de energia ao corpo.
Além disso, é rico em fibras, o que melhora a saúde intestinal. Possui ainda ácidos láurico, cáprico e caprílico, responsáveis por prevenir doenças por terem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.
Devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais, ajuda no equilíbrio imunológico; e tem potencial antioxidante.
O coco também é rico em triptofano, aminoácido responsável por produzir o hormônio do bem-estar. Então, auxilia a regular o sono e a diminuir o estresse.
Ainda, é uma excelente fonte para hidratação e retenção hídrica, pois possui muita água (principalmente o coco verde).
Formas de consumir coco
A especialista em Nutrição Funcional, Carolina Horta, explica que o coco pode ser consumido de diversas maneiras, como:
- Óleo de coco
- Água de coco
- Polpa de coco
- Leite de coco
- Farinha de coco
- Açúcar de coco
Cada forma tem suas próprias características e benefícios nutricionais, sendo todas saudáveis desde que consumidas com equilíbrio.
Óleo de coco
- Fornece energia
- Aumenta a imunidade
- Reduz o colesterol
- Diminui riscos de doenças cardíacas
- Diminui riscos de arteriosclerose
O óleo de coco pode ser usado no preparo de alimentos, consumido ao natural ou acrescentado em vitaminas e shakes.
E há quem torça o nariz para o óleo de coco; afinal, sua composição é de 90% de gorduras saturadas. Mas o que pouca gente sabe é que essas gorduras são formadas basicamente por ácidos graxos de cadeia curta e média.
Ou seja, não são armazenados pelo corpo e, ainda, fornecem energia imediata. Este ácido graxo ativa o sistema imunológico e aumenta a capacidade de combater doenças.
A gordura do coco é rica em ácido láurico (50% do total de lipídios), que contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.
Uma das ações do ácido láurico é a manutenção da elasticidade dos vasos sanguíneos, além de varrer os depósitos de colesterol e outros detritos metabólicos.
Assim, deixa os vasos do nosso corpo limpos, o que contribui para reduzir o risco de arteriosclerose e doenças cardíacas.
Água de coco
-
- Aumenta a hidratação
- Auxilia na recuperação após exercícios
- Melhora a retenção hídrica
- Evita câimbras
- Melhora o intestino
- Ajuda a manter o peso
- É diurética
- Tem ação antioxidante
A água de coco é excelente fonte de minerais, principalmente potássio, cálcio e magnésio. Também contém selênio, iodo, enxofre, zinco, manganês, ácidos orgânicos, enzimas, fitonutrientes, aminoácidos e vitamina C.
Portanto, ela tem ação hidratante, mineralizante, diurética, antioxidante e evita câimbras. Atua como um natural repositor hidroeletrolítico, ajudando na hidratação; melhora a retenção hídrica; e auxilia na recuperação após a prática de atividade física.
É, ainda, uma aliada para quem tem prisão de ventre ou pretende se hidratar sem engordar: a água de coco melhora a função intestinal e possui poucas calorias (uma média de 40 calorias por copo de 200 ml).
Fonte: https://www.minhavida.com.br/