Vamos falar hoje sobre os benefícios do leite em pó e também de alguns de seus malefícios.
A história do leite em pó
A primeira informação sobre o leite em pó é do século XVIII, quando os habitantes da Sibéria Oriental congelavam o leite e com isso conseguiam obter um pó. E no início do século XIX graças a um médico russo, conseguiu fazer o primeiro leite em pó, que apesar da complexidade do processo ele ainda conseguiu manter quase todos os benefícios do produto original.
Produção do leite em pó
O processo principal na produção do leite em pó é fazer com que toda a água evapore. Na produção é a partir de um leite fresco ele primeiro precisa engrossar, e em seguida ele evapora. Quanto maior for a temperatura durante a evaporação e quanto menor for o produto final mais ele manterá suas vitaminas e nutrientes. As primeiras tentativas dos pesquisadores para obter o leite em pó seco foram as mais eficazes, uma vez que o processo ocorreu em uma temperatura de 70°- 80°, preservando assim a rica composição do leite natural. Mas hoje em dia não costuma ser mais assim, para aumentar a produção e ter mais lucros a temperatura nesse ambiente atinge 180° que proporciona o mínimo de segurança e vitaminas, no leite em pó moderno.
Composição do leite seco
Na utilização desse produto podemos ter a certeza de que tem bastante vitaminas e minerais. Na composição do leite reduzido (seco) contém cerca de 36% de proteínas, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, B9, B12, D, E e PP e aminoácidos.
Além disso o leite em pó é rico em cálcio, fósforo, potássio, magnésio, sódio, enxofre, cloro e outros componentes úteis.
Utilização do leite em pó
O primeiro benefício confirmado é que ele é feito inteiramente de leite natural. O uso desse leite é muito para pessoas que sofrem de anemia, graças ao grupo de elementos contidos nele, que ajuda a reforçar o tecido ósseo, normaliza o sistema cardiovascular, melhora a visão, evita o envelhecimento da pele. Além disso é bem absorvido pelo organismo. É recomendado ainda para pessoas que sofrem de doenças gastrintestinais e diabetes.
Métodos de preparação e utilização
Muitos se perguntam como preparar o leite em pó. Mas é bem simples, é simplesmente dissolver o pó na água aquecida a 50°- 60° na seguinte proporção: 1 parte de leite e 3 partes de água. A maioria dos médicos e nutricionistas acreditam que é melhor beber no início da manhã ou no final da noite, em outros momentos do dia pode prejudicar o sistema digestivo. E também não é recomendado comer e beber logo após o seu uso, pode ser usado para adoçar mel ou açúcar.
Fonte: Portal do Autodesenvolvimento