pistache é uma semente deliciosa e reconhecida por suas propriedades nutricionais saudáveis.

Junto com as nozes, amêndoas e castanha de caju, pistache formam importante fonte de proteínas, gorduras e minerais para regiões de outra forma secas e áridas da população do sul da Ásia Central, e Ocidental.

O pistache é uma rica fonte de energia; 100 g de nozes fornece 557 calorias. Além disso, eles são ricos em ácidos gordos mono-insaturados, como ácido oleico e uma excelente fonte de antioxidantes. O consumo regular de pistache na dieta ajuda a total menor, bem como mau colesterol LDL e aumenta níveis de colesterol bom HDL no sangue. Os estudos sugerem que a dieta mediterrânea, que é rico em fibra dietética, ácidos graxos mono-insaturados e antioxidantes ajudam a prevenir a doença arterial coronariana e acidentes vasculares cerebrais, favorecendo o perfil lipídico no sangue saudável.

Pistache é também uma fonte rica de muitas substâncias fitoquímicos que podem contribuir para sua atividade antioxidante global, incluindo carotenos, vitamina E e compostos antioxidantes polifenólicos. Os estudos têm sido sugestiva de que esses compostos ajudam a remover os radicais livres de oxigénio tóxicos a partir do corpo, e assim, o proteger de doenças, cancros, bem como infecções.

O pistache é uma excelente fonte de vitamina E, especialmente ricos em gama tocoferol, contêm cerca de 23 g  por 100 g de pistache. vitamina E é um poderoso antioxidante solúvel lípido, fundamental para a manutenção da integridade da membrana celular das membranas mucosas e da pele; oferecem proteção contra os radicais livres de oxigênio nocivas.

A semente de pistache é uma fonte rica no grupo de vitamina do complexo B, como a riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico, folatos vitamina B-6, e.

Pistache é uma fonte de sais minerais como o cobre, o manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco, e selénio. 100 g nozes fornecer 144% dos níveis diários recomendados de cobre. O cobre é um mineral essencial que é requerido em neuro-transmissão, o metabolismo, bem como de células vermelhas do sangue (RBC) síntese.

O óleo extraído do pistache é um dos óleos alimentares mais saudáveis. Possui agradável aroma de semente e tem excelentes propriedades emolientes. O óleo de pistache ajuda a manter a pele bem protegida do ressecamento. Além sido usado na culinária, é também empregado como “transportador ou óleo de base” na medicina tradicional em massoterapia, aromaterapia, na indústria farmacêutica e na indústria de cosméticos.

Apenas uma mão cheia de pistache por dia fornece níveis recomendados suficientes de antioxidantes fenólicos, sais minerais, vitaminas e proteínas.

 

Fonte: http://formasaudavel.com.br