O café espresso é uma das bebidas mais requisitadas e apreciadas nas cafetarias, bares e restaurantes de todo o mundo. Conheça um pouco mais acerca da história do café espresso e saiba como é que esta bebida se tornou tão saborosa e cremosa.
A origem do termo Café Espresso
O termo café espresso começou a ser utilizado na Itália na segunda metade do século XIX, mais especificamente a partir do ano de 1880, muito antes de existirem as máquinas de café espresso.
O café era feito para satisfazer uma ordem e, como tal, era preparado com a maior rapidez possível. Dessa forma, para ser considerado um café espresso perfeito, era necessário cumprir com os aspectos seguintes:
- Ser feito a partir de grãos de café frescos que tivessem sido torrados há menos de duas semanas;
- Moído pouco antes da mistura;
- Misturado pouco tempo antes de ser bebido.
A partir daqui, foram desenvolvidos novos materiais e novas máquinas para que o café fosse feito o mais rápido e o mais fresco possível.
A primeira máquina
A primeira máquina de café espresso foi apresentada ao mundo pela primeira vez em meados de 1901, patenteada por Luigi Bezzera. Tratava-se de um equipamento muito rudimentar que tinha uma caldeira e quatro divisões e funcionava a vapor.
Foi patenteada com o nome Tipo Gigante, graças às suas dimensões e foi a pioneira da chamada época do café espresso.
O primeiro café com creme
No final da II Guerra Mundial, a empresa Gaggia lançou para o mercado uma máquina de café inovadora que viria a revolucionar a indústria do café mundial: a Gaggia Crema Caffe. Este modelo foi o principal responsável pela produção de um café com uma espuma perfeita e isso deveu-se à utilização de uma bomba de pistão específica, que tinha capacidade de produzir água pressurizada.
Esta bomba de pistão era constituída por uma alavanca de pressão que, ao ser acionada pelo barista, pressionava a água por entre uma camada de café moído, fazendo com que o resultado final fosse uma chávena de café perfeita com um aroma e sabor divinais.
A partir deste momento, iniciou-se uma nova era: o café espresso com creme, como hoje é conhecido.
Fonte: chavena.com