A data, implantada inicialmente no Rio Grande do Sul, nasceu com o objetivo de homenagear os clientes de todo o país e de aprimorar as relações comerciais.
Com o objetivo de homenagear os clientes em todo Brasil foi estipulado nos estados do país o dia 15 de setembro como o “Dia do Cliente”. A data, que é a grande sensação do comércio na temporada de inverno, serve para a distribuição de brindes, divulgação de campanhas de valorização do cliente e promoções.
O que se pretende com a comemoração do Dia do Cliente é aprimorar as relações comerciais, fortalecer empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas vendas, criar novas oportunidades de negócios e, com isso, colaborar para a geração de emprego e renda.
A comemoração partiu de uma ideia do administrador gaúcho João Carlos Rego, conferencista e palestrante das áreas de Marketing e Recursos Humanos. Foi justamente o seu estado, o Rio Grande do Sul, quem oficializou a data no calendário no ano de 2003. Esta data foi escolhida pois no mesmo dia é comemorado o Dia Nacional de Defesa do Consumidor.
Fazendo uma diferenciação entre consumidor e clientes, pode-se definir que consumidor é aquela figura que compra para o seu próprio uso e não para revender. Já cliente é aquele que compra com caráter da habitualidade, de um mesmo fornecedor, ou seja, o cliente compra, volta a comprar e ainda recomenda o produto, o serviço ou o estabelecimento.
O Diretor Adjunto da ACE-Guarulhos e proprietário de uma loja de presentes e material evangélico, Ananias Araújo Sobrinho, disse que o Dia do Cliente é todo o dia, mas a escolha de uma data específica, serve para enriquecer o relacionamento com seus clientes.
“O consumidor não tem nenhum vínculo com o comércio. Já o cliente acaba falando sempre bem de você. Torna-se um propagandista do seu negócio, muito melhor do que qualquer mídia. Sua fidelização faz com que ele vista a camisa da loja”, afirmou Ananias.
Fonte: www.diadocliente.com.br