Dia mundial da alimentação (e do pão). Essa data é comemorada desde 1981 no dia 16 de outubro, em vários países, os quais, a cada ano, organizam atividades e se mobilizam em torno de um mesmo tema.

Foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization) no mesmo 16 de outubro em que se comemora, também, a sua fundação, que aconteceu em 1945, em Québec (Canadá).
Dia Mundial do Pão
A data 16 de outubro teve origem em Nova York, onde a UIB – International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (União Internacional de Padeiros e Afins) a instituiu, oficialmente.

Nessa data, as entidades de panificação, além de fazerem suas mobilizações na comunidade, desenvolvem ações no ponto de venda. A Pantucci, por exemplo, oferecerá no sábado (15) aos seus clientes uma deliciosa degustação de pães especiais com patê – evento este, que agitará a cidade.

O brasileiro consume, em média, 34,09 quilos de pão de trigo. Isso inclui o pão branco e o integral, com grãos, etc. Segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP), o Brasil é o quinto país da América Latina que mais consome o produto. O primeiro é o Chile, com uma média per capita de 98 quilos.

Ainda segundo o levantamento da ABIP, 83% dos pães consumidos no Brasil são artesanais (46% é pão francês) e 17% são os pães industrializados.

O setor de panificação vem contribuindo consideravelmente, nos últimos anos, para o crescimento do food service no Brasil. Estima-se a participação aproximada da Panificação em 36% do faturamento do setor de food service. A criação de áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados na hora, além de novos produtos e variações de receitas vem fazendo com que as padarias se tornem “Centros Gastronômicos”, capazes de receber e suprir os clientes em vários de seus momentos de compra.

E você, já comeu seu pão hoje?