Dossiê dos chás indica qual emagrece, relaxa ou cura enfermidades. Chá para emagrecer, para dormir bem, para acalmar, para o bom funcionamento do intestino, para curar dores ou enfermidades.

São muitas as opções de chás que anunciam melhoras para a saúde e é preciso saber tirar o melhor dessas ervas. E você, sabe?

Para aprendermos tudo sobre o assunto, conversamos com a nutricionista do Hospital do Coração, em São Paulo, Leila Ali Hassan Kassab Crisóstomo, que monta um dossiê explicando direitinho para quê serve cada um deles.

Antes de conferir, vale o alerta: é preciso muito cuidado antes de consumir qualquer tipo de chá com intuito terapêutico sem acompanhamento médico. Além disso, segundo a especialista, nenhum chá possui poder nutricional isolado nem mesmo emagrece, apenas auxilia na redução de peso se acompanhado de uma dieta equilibrada.

Conheça cada erva:

Chá Branco, Verde e Preto – São feitos a partir da mesma planta, a Camellia sinensis. O que difere cada um deles são condições de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. O chá branco é a infusão de chá com folhas jovens que não sofreram efeitos de oxidação; o chá verde deriva de pouca oxidação durante o processamento (levemente fermentado); chá preto (bem fermentado, e forte) é dentre eles o que sofre maior oxidação.

Propriedades: A erva é rica em substâncias antioxidantes, cafeína, vitaminas e minerais. Estudos sugerem que pode auxiliar na prevenção do câncer, ter efeito antienvelhecimento, na queima de gorduras, na redução das taxas de LDL (colesterol ruim) e no controle do diabetes tipo 2. O chá também pode apresentar efeito diurético.

Contraindicação: Devido à presença de cafeína na planta, principalmente no chá preto, pessoas que sofrem de hipertensão arterial e/ou arritmia devem evitar o consumo excessivo destes chás. Pessoas que têm gastrite e/ou dificuldades para dormir ou insônia também.

 

Chá Mate – A erva-mate (Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha. É consumida como infusão quente (chimarrão ou mate) ou gelada (tereré ou tererê ou mate gelado) no Brasil.

Propriedades: Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas e minerais na erva e indicam que ela pode auxiliar na diminuição da absorção do colesterol. Pesquisadores descobriram que a erva-mate tem um número de propriedades antioxidantes maior até que o chá verde, podendo auxiliar no combate ao envelhecimento precoce. Outro efeito é a redução média de 10% na glicemia, auxiliando assim o controle do diabetes.

Contraindicação: Devido à presença de cafeína na planta, pessoas que sofrem de hipertensão arterial e/ou arritmia devem evitar o consumo excessivo destas infusões. Pessoas que têm gastrite e/ou dificuldades para dormir ou insônia também.

Camomila – Planta medicinal da família das Arteraceas. É isento de cafeína.

Propriedades: Rica em flavonoides e cumarina, tem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e calmante. Assim, pode ser indicada como coadjuvante no tratamento de irritações de pele, resfriados, inflamações nasais, sinusites, cólicas menstruais.

Contraindicação: Não é aconselhável o uso da camomila em inflamações oculares, sob o risco de agravar o problema original.

 

Fonte: www.vix.com