Você se considera um amante do café, mas quando está na fila da cafeteria nunca sabe a diferença entre o Mocha, Macchiato e Latte?

Bom, então é hora de aprender um pouquinho sobre essa histórica bebida para escolher realmente a sua favorita na hora do próximo cafezinho, e também variar aquele tradicional Espresso, não é mesmo?

O café é uma bebida global, e por isso ganha infinitas variações por onde passa, mas algumas são marcantes e foram parar nas cafeterias do mundo todo. É o caso do tradicional Cappuccino e de outras variações um pouco menos conhecidas dos brasileiros. Mas até sobre o tradicional Pingado tem gente que se confunde. Sendo assim,  diferentes tipos de café e alimente ainda mais seu conhecimento e paixão por essa bebida tão cheirosa e aconchegante!

Café com leite
Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.

Mocha
Drink que conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser trifásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Pode também ser conhecido pelo nome de Mocaccino, termo utilizado e criado por uma rede de cafeterias internacional.

Cappuccino
O verdadeiro cappuccino apresenta 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa, com temperatura de no máximo 60º para se tomar em goles. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate.

Cappuccino Italiano
Compreende em: 1/3 de expresso; 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml.

Pingado
Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.

Média
Tradicional nas padarias brasileiras, é conhecida lá fora como Latte ou Café Latte. Café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa que o cappuccino.

Café Cortado
É como chamam a Média (Café Latte ou Latte) no Rio Grande do Sul.

Macchiato
Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.

Café com Panna
Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.

Café com Chantilly
Muito comum em todo o Brasil, compreende em uma dose de expresso coberto com chantilly.

Café Breve
Muito comum nos Estados Unidos, trata-se de uma dose de expresso com creme half–and–half(composto de metade leite, metade creme de leite). Infelizmente, este café não é comercializado no Brasil, pois este tipo especial de creme não é comercializado.

Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/ e http://www.mexidodeideias.com.br/