Nutrir o corpo e degustar uma comida saborosa também fazem parte desse encaixe que é pensar no menu diário. “Comer bem é simples e deve ser gostoso. Não adianta ser saudável se não for prazeroso para o paladar”, declara a chef Malu Lobo.
E este sabor, ainda segundo a chef, pode ser atingido com facilidade. “Com criatividade e usando as especiarias a seu favor, é possível criar pratos saborosíssimos sem apelar para muito sal, açúcar ou gordura que trazem a palatabilidade da maior parte dos pratos de hoje”, completa.
Para que seja cada vez mais prático incorporar escolhas saudáveis à dieta, caso seja essa a vontade, o segredo está em planejar o cardápio da semana. A evolução acontece aos poucos para quem não tem este hábito: não é de uma hora para outra que essa disciplina irá se instalar no dia a dia. E os detalhes fazem a diferença neste planejamento em busca de uma alimentação cheia de sabor e rica em saúde.
Trecco reúne algumas dicas que tornam a organização do que comer mais fácil: “Fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado, feira ou sacolão, adiantar ou deixar [um prato] já adiantado, no final de semana, para agilizar o jantar quando chegar do trabalho. Ou levar almoço de casa se não tiver local adequado próximo ao trabalho [para realizar as refeições]”.
E, durante as idas ao mercado, “a orientação é sempre ler atentamente o rótulo dos alimentos antes de comprá-los, ou seja, observar a tabela nutricional, o que pode ser útil na comparação um produto com outro similar e a real quantidade de nutrientes oferecida por porção”, completa Fujiwara.
Fonte: https://www.uol.com.br/