O cream cheese, que em português pode ser traduzido como “queijo cremoso”, é um tipo de queijo branco.

De textura macia e de sabor ligeiramente ácido, o cream cheesetem um uso muito diversificado na culinária, podendo ser utilizado tanto em receitas doces quanto em receitas salgadas.

Trata-se de um queijo feito para ser consumido fresco e que geralmente possui um teor de gordura superior ao dos outros queijos.

Origem do cream cheese

Há duas teorias principais para a origem do cream chesse.

A primeira afirma que o cream cheeseé uma iguaria original dos Estados Unidos e surgiu quando o produtor de leite William A. Lawrence (26 de março de 1822 – 12 de agosto de 1890), de Chester – Nova Iorque, tentava reproduzir o queijo de origem francesa Neufchâtel.

Segundo essa teoria, na tentativa de reprodução do queijo francês, William cometeu um erro que acabou por resultar em um queijo de textura mais cremosa do que a esperada.

No entanto, uma segunda história afirma que a teoria da descoberta acidental não passa de um mito.

Há relatos de que podem ser encontradas instruções para o preparo do cream cheeseem jornais de 1769 e em outras publicações do início dos anos 1800.

Essa segunda teoria afirma que William A. Lawrence foi apenas o primeiro a produzir grandes quantidades do produto e que isso se deveu à evolução tecnológica pela qual a indústria de laticínios passou durante a segunda metade dos anos 1800.

Como o cream cheeseé feito?

O cream cheeseé feito através de um processo de fermentação desencadeado por microorganimos externos, como, por exemplo, a bactéria Streptococcus thermophilus. Essa fermentação dá origem a uma coalhada.

Depois de pronta, a coalhada é dividida em cubos que são colocados em um tecido por um período de 12 horas para que o soro possa escorrer.

Por fim, depois de a coalhada estar totalmente escorrida, são adicionados sal e outros ingredientes que contribuem para que a textura fique homogênea, podendo assim, ser embalada logo a seguir.

Fonte: https://www.significados.com.br/