O café é uma das bebidas mais populares e apreciadas do mundo e, aqui no Brasil, o tradicional “cafezinho” já ganhou tantas variações que é quase impossível listar todas!

Você saberia diferenciar, por exemplo, o Café breve do Macchiato? Pois é, nem todo café e feito apenas de pó e água quente, e nós vamos te mostrar as principais variações entre as maneiras de servir essa bebida tão amada, desde o pingado até os mais elaborados!

Cafezinho

Começamos nossa lista com o famoso e amado por todos o cafezinho! Ou, popularmente chamado, café coado. Esse tipo de café é o mais simples e não existem regras para servi-lo. Mesmo sendo bem concentrado, ele pode ser adoçado ou consumido puro. Na verdade o nosso cafezinho foi considerado um dos mais concentrados do mundo e a forma que preparamos é uma das mais apreciadas pelo mundo todo!

Pingado

Muitas pessoas imaginam que o café pingado é composto por uma dose de café pingado com leite, mas, é exatamente o contrário! Ele é feito com um copo inteiro de leite quente e apenas um pingo de café. Popularmente servido no copo americano, esse café é o sucesso das padarias!

Café breve

O café breve leva uma dose de café expresso forte, uma dose de leite e uma dose de creme de leite, que deixa o café bem grossinho! Para o preparo do café expresso, opte por utilizar água filtrada ou mineral já que a água da torneira, mesmo passando pelo processo de fervura, pode conter resíduos.

Macchiato

O café macchiato é basicamente o café preto coberto com uma leve “espuminha” feita com o creme do leite. Conhecido no Brasil como “café com espuminha”, ele é um dos mais pedidos por quem ama café mas não curte tanto o sabor forte do café expresso, já que essa camada de espuma quebra um pouco do sabor intenso, deixando tudo mais leve.

Média

“Sai uma média e um pão na chapa!” é aquele pedido irresistível de qualquer amante dos cafés da manhã das padarias! A média é preparada com café expresso, leite vaporizado e uma camada bem fininha de espuma feita com a crema do leite. Essa mistura deixa o café grossinho, só não tanto quanto o cappuccino.

 

 

Fonte: blog.tudogostoso.com.br