Saúde e muito sabor: entenda o segredo das amêndoas

A pesquisadora e nutricionista Michelle Wien, que estuda há mais de uma década os benefícios da oleaginosa, disse que quando a amêndoa é adicionada a um programa para se perder peso, os que a consumiam emagreceram mais do que os que não a comiam.

“As amêndoas têm uma alta quantidade de fibra e, entre as frutas secas, é a que tem o maior índice de proteína. Meus pacientes se sentem saciados ao consumi-la”, disse Michelle, lembrando que elas também fazem a sensação de saciedade durar mais tempo.

A nutricionista Cruz Martínez, da Fundação Espanhola de Nutricionistas, lembra ainda outro ponto positivo do alimento:

“As amêndoas são alimentos muito nutritivos em cálcio e trazem benefícios especialmente para pessoas que não consomem leite ou produtos lácteos, seja por intolerância ou por terem uma dieta restritiva”, disse.

“É um alimento excelente para a maioria das pessoas, especialmente para esportistas e crianças. Um punhado de amêndoas antes de fazer exercícios eleva os níveis de energia e, no caso das crianças, é um lanche ideal”.

Não é de se estranhar que muitos ciclistas carreguem um saquinho de amêndoas durante os treinos. O ciclista americano Christian Vande Velde costuma comer torradas com manteiga de amêndoa e mel em treinos curtos.

Também há estudos mostrando que o consumo de amêndoas pode ajudar a combater disfunções cognitivas, como o envelhecimento, por ter nutrientes como ácido fólico, polifenol e tocoferol.

No entanto, as nutricionistas alertam para o consumo de pacotes industrializados do alimento, já que muitas vezes ela é frita ou têm adição de açúcar ou sal.

Além disso, o consumo do alimento deve ser controlado, já que comer amêndoas demais não traz benefícios.

Ou seja, piada ou não, talvez a mania de Obama não esteja tão deslocada assim.

Fonte: http://www.bbc.com/