Por que as crianças gostam de doce? Só as crianças podem dar se ao luxo de devorar um pedaço de bolo, beber refrigerante, chocolate, e em seguida, aproveitar mais uma dúzia de biscoitos e doces.
Esse tipo de apetite começou desde a infância, afinal, o leite da mãe tem um sabor ligeiramente doce. Talvez seja por isso que nós comemos doce, quando as coisas não andam bem…
Mas é fundamental dar doces para os pequenos?
Como qualquer mãe ou pai sabe, crianças são fanáticas por doce desde pequeninas. Agora, uma nova pesquisa da Universidade de Washington indica que a fixação que eles sentem por balas e chocolates tem uma explicação biológica. Aparentemente, a sede por açúcar está relacionada à taxa de crescimento acelerado dessa fase da vida.
“A relação entre doces e o crescimento faz sentido. Quando o crescimento é rápido, a demanda calórica do organismo aumenta. Crianças são biologicamente obrigadas a gostar de doces porque eles preenchem uma necessidade nutricional, que faz com que busquem fontes de energia” explica uma das autoras do estudo, Danielle Reed.
Estimular a imaginação da criança melhora seu apetite
Em qualquer cultura do planeta, crianças preferem um maior nível de açúcar em seu alimento, se comparadas com adultos. Não importa se na China, na Arábia, nos EUA ou no Brasil – a preferência é unânime e comprovada. Esse padrão declina quando a criança entra na adolescência. Para explorar esse fato, os cientistas analisaram as dietas e o crescimento de crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos de idade.
As descobertas indicam que a necessidade por doces é proporcional à taxa de crescimento das crianças. Quando seu crescimento desacelera, a vontade de comer doce também diminui.
Fora o crescimento acelerado, outras características relacionadas à adolescência, como a puberdade e o nível dos hormônios sexuais, não foram considerados ligados à necessidade por doces.
Fonte: hypescience.com e pt.altarta.com