Pudim, tradicional sobremesa de natal: Cremoso, com uma deliciosa calda de caramelo, não há quem resista a um delicioso pedaço de pudim!

A história do pudim se confunde com a própria história do doce brasileiro: no Brasil Colônia ele já era a vedete das sobremesas e doces.
O pudim de leite, um dos maiores clássicos na mesa brasileira, tem sua origem em uma receita um pouco mais simples da culinária portuguesa, o Pudim de Priscos, receita de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce do religioso confeiteiro fazia sucesso aonde quer que fosse servido.

Entretanto, o abade jamais revelava suas receitas. Os ingredientes de seu pudim são conhecidos graças a uma competição pública. Para provar que ninguém conseguia reproduzir suas criações com tamanha perfeição, o abade desafiou um confeiteiro profissional para um duelo de pudins. A vitória, obviamente, coube ao pároco. Porém, seu caderno de receitas sumiu sem deixar rastros após a sua morte.

O pudim é uma das sobremesas mais básicas da gastronomia no mundo todo, e que serve para todas as horas. Cremosos, refrescantes e super fáceis de preparar.

O leite condensado veio popularizar e facilitar essa especialidade que se tornou bem brasileira, já que o leite condensado sendo açucarado e evaporado no ponto exato dá consistência perfeita sem que haja necessidade de utilizar muitos ovos.