Romeu e Julieta, um amor antigo na nossa mesa. Uma das combinações mais queridas do Brasil: o doce Romeu e Julieta.
Esse doce oriundo de terras mineiras nasceu na época do período colonial, quando os portugueses começaram a produzir queijo em suas colônias.
No início, o objetivo era a produção de queijo com leite de ovelha, mas foi substituído por leite de vaca, originando o queijo minas frescal. A goiabada surgiu de uma necessidade de um melhor aproveitamento e para aumentar a durabilidade dos frutos.
Não se tem relatos precisos de quando combinaram o queijo e a goiabada. O doce Romeu e Julieta se tornou tão popular quanto o seguinte ditado popular “mineiro come quieto”, assim vem sendo esse doce tão simples que vem ganhando diferentes modos de preparos apreciados na alta gastronomia, contando com algumas mudanças de queijo, porém continuando com seu sabor inconfundível.
Então porque o nome Romeu e Julieta em vez de goiabada com queijo? Assim como Romeu e Julieta que eram diferentes, e por causa dessas diferenças na família eles se aproximaram cada vez mais e os dois juntos fizeram um par perfeito.
Dizem que Romeu é o queijo, por ser a parte salgada, e julieta é o doce, como toda mulher feminina. Deixando de lado a origem do doce, o fato é que a combinação ganhou nossos paladares e, por meio da doçaria mineira, se espalhou pelo País.
Nos restaurantes são inúmeras versões, temos aqueles que são adeptos e não abrem mão dessa mistura e outro que ainda não são muito afim dessa experiência, que particularmente é DELICIOSA.