Os significados dos enfeites de Natal estão relacionados ao espírito natalino.

O objetivo consiste em ornamentar a casa ou a mesa da ceia para atrair boas energias e valorizar os principais símbolos da ocasião. O natal comemora o nascimento de Cristo, mas os enfeites valorizam muitas outras tradições natalinas. Confira a seguir os significados dos enfeites de natal:

Árvore de Natal

Essa tradição é originária da Europa. Segundo a lenda, o Padre Martinho Lutero ao caminhar, à noite, em uma floresta de pinheiros ficou encantado ao vê-los iluminados pelas estrelas. Por achar aquilo tão maravilhoso, ele resolveu levar um galho do pinheiro para a casa. Chegando lá, ele colocou o galho em um vaso e o enfeitou com velas. Depois, usou aquela imagem para mostrar como ficou o céu, na noite em que o menino Jesus veio ao mundo, pela primeira vez. Na lenda romana, a árvore era usada para homenagear o deus do vinho, Baco. Ele também representa a fertilidade, fartura e bons frutos.

Presépio de Natal

Surgiu em meados de 1223, quando São Francisco de Assis resolveu fazer sua comemoração ao nascimento de Jesus, como uma forma de simulação daquela noite. Com a permissão do Papa , ele montou na frente da igreja um presépio de palha, com as imagens do menino Jesus, Maria, José, um boi e jumento. Com o tempo, isso virou um costume entre os cristãos.

Estrela de Belém

É o símbolo da luz e da guia de Deus, que ajudou, na noite do nascimento de Jesus, os três Magos a encontrá-lo. Na época, as crianças deviam nascer em segredo por causa do rei Herodes que ordenou a morte de todas as crianças.

Sino de Natal

Simboliza a chegada de Jesus. É um símbolo de respeito a tudo que é sagrado.

Guirlanda de Natal 

Era usada para dar as boas vindas aos visitantes, no Natal. Além disso, tem o significado de prosperidade e abundância.

Papai Noel

Segundo histórias, ele foi inspirado no arcebispo de Mira, São Nicolau Taumaturgo. São Nicolau era um velhinho muito bondoso, que ajudava as famílias que tinham problemas financeiros. Ele como um bom ajudador, preferia o anonimato e para isso jogava moedas de ouro e presentes subindo nos telhados e despejando os agrados pelas chaminés.

Ceia de natal

Jesus, pouco tempo antes de ser crucificado e morto, compartilhou pão e vinho com os seus 12 apóstolos. A ceia natalina é uma forma de lembrar a última ceia. Ela simboliza a confraternização e o amor ao próximo.

Presentes

Presentear um amigo ou um familiar é uma forma de lembrar que os Três Reis Magos levaram mimos para o menino Jesus. Eles ofereceram mirra, incenso e ouro.

Boneco de neve

O Natal tem forte influência cultural dos países do Hemisfério Norte, que no mês de dezembro, são tomados pelo frio intenso e pela neve. Por esse motivo, o boneco de neve se tornou um símbolo natalino.

Fonte: www.mundodastribos.com