O inverno está chegando e nada melhor do que uma saborosa e consistente sopa para aquecer e matar a fome nos dias mais frios. E, melhor que uma sopa quentinha é saber a origem desse prato cheio de nutriente e baixa caloria.
A História da sopa começou há muitos anos. Foi prato principal na mesa dos camponeses em toda parte do mundo. A palavra sopa vem do latim “sop” que significa “colocar fatias de pão no prato e sobre elas derramar caldo quente”.
Nas épocas de frio, de escassez de caça e colheitas, a solução nas aldeias foi encontrada em diluir o pouco de alimento que tinham em água. Assim, mais pessoas podiam comer. E foi assim que a sopa começou.
Além de ser conhecida por preparar o estômago para receber os outros alimentos, e pelos ingredientes que leva em seu preparo, é uma fonte de vitaminas. Na idade Média, os médicos prescreviam sopa antes de qualquer remédio.
Além de o prato ser indicado no tratamento de obesidade, é importante na manutenção do peso ideal e ainda ajuda pessoas que sofrem falta de apetite ou tem dificuldade de digerir. Todos esses benefícios são causados devido à sopa ser um alimento pouco calórico.
A combinação de fibras alimentares com um elevado teor em água a tornam um bom regulador intestinal. E é também muito rica em vitaminas, minerais, fibra alimentar e antioxidantes. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo.
A sopa contribui de forma significativa para a satisfação das nossas necessidades diárias de água.
Dica:
Se você quer ter uma noite inesquecível procure pelos alimentos que são chamados de afrodisíacos, como o aspargo ou açafrão, pois são alimentos que aceleram a circulação. Desse modo, o estímulo, acontece devido a atuação desses alimentos sobre a corrente sanguínea.
Mas, caso queira se reerguer de um resfriado, o tomate e o manjericão são ótimas alternativas, porque os dois alimentos contêm vitamina C, famoso nutriente apontado por estudos pela capacidade de amenizar os sintomas desse mal-estar.
Não podemos esquecer também que o tomate apresenta boas doses de minerais importantes à saúde. O magnésio, ferro, fósforo e manganês são facilmente encontrados no fruto e ótimos para prevenir o enfraquecimento ósseo.
Fonte: www.fugini.com.br