Hum… dá água na boca só de falar…
É difícil falar de trufas de chocolate sem antes falar do chocolate em si. Chocolate, ou Xocoatl (do náuatle, xococ = amargo e atl = água, como era chamado pelos Aztecas) e originalmente era uma bebida (infusão) feita da amêndoa do cacau torrado e moído com a presença de especiarias, como um café, na verdade.
Esta bebida era muito apreciada por Montezuma, chefe dos Aztecas. Há indícios de que o chocolate era utilizado por volta de 1.100 ac.
Entretanto somente no século XVI é que este foi levado para Europa, através das expedições de Cristovão Colombo e exploradores espanhóis, mas só foi mesmo cair na popularidade (da nobreza europeia) um século depois, com a abertura da primeira casa de chocolate em Londres em 1657.
Agora, as trufas de chocolate, foram criadas na Bélgica e levaram este nome por se assemelhar em forma à Trufa (fungo que cresce em determinadas regiões de clima específico e apresenta coloração negra ou amarelada – branca – utilizada em vários pratos de alta gastronomia).
Ela também é chamada de ganache, pois ela é nada mais nada menos do que um ganache (mistura de chocolate derretido com gordura láctea – manteiga ou creme de leite). Na Espanha, o ganache é conhecido como trufa e na Bélgica a trufa é conhecida como ganache (que confusão!).
Existem muitas maneiras de se preparar uma trufa. Mas a trufa mesmo, para ser considerada trufa, deverá ter seu recheio incorporado na massa de ganache a ser produzido (ou de outra maneira ele é considerado bombom).
A trufa de chocolate mais cara do mundo La Madeline au Truffe com peso de cerca de 50g custa US$ 250,00 e é feita com azeite trufado, chocolate 70%, creme de leite, baunilha e trufas Perigord (trufa muito rara e de alto custo).
Existem também várias formas de trufas, as redondas, as irregulares (pois não possuem uma forma específica), em forma de quenelles e as em forma de meio ovo com base reta (que são as chamadas trufas americanas). Entretanto todas elas seguem o mesmo tipo de processo, independentemente do recheio ou sabor que apresentam elas são como o nosso brigadeiro, ou cajuzinho. Uma massa só, que, claro, pode apresentar um ou outro recheio específico ao centro.
Aqui na Pantucci você encontra trufas de chocolate preto, cappuccino, avelã, café, maracujá, limão, nozes, laranja, frutas vermelhas e chocolate branco.
Fonte: diariodochef.com.br