Qual é a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado
Não sabe exatamente que diferença existe entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado? Não se preocupe, trata-se de uma dúvida comum e cotidiana, já que existem vários tipos de açúcar no mercado e nem todos são iguais. Por isso, nos queremos dar uma mão e explicar a você com detalhes qual é a diferença entre o açúcar do tipo confeiteiro e o açúcar do tipo refinado.
O açúcar do tipo confeiteiro
O açúcar de confeiteiro é um tipo de açúcar pulverizado que se usa normalmente na preparação de sobremesas e na confeitaria em geral. Este tipo de açúcar passou por um processo de moagem que dá como resultado um açúcar em pó muito fino, por isso costuma se usar como decoração e não tanto para adoçar.
O nome de açúcar de confeiteiro foi tomado da expressão francesa “sucre glace” que se pronuncia /glas/, ainda vale destacar que também recebe outros nomes como: açúcar glacê, açúcar pulverizado, açúcar impalpável, açúcar flor, açúcar nevado ou glaçúcar.
Além de comprá-lo já preparado, é possível fazer açúcar de confeiteiro caseiro de forma rápida e simples.
O açúcar do tipo refinado
O açúcar refinado, também chamado de açúcar branco, açúcar comum, açúcar de mesa, trata-se de sacarose que se obtém da cana doce, da beterraba ou outros vegetais. O resultado do processo de refinamento são pequenos grãos de cor branca em seu estado puro e seu sabor é muito doce.
Apesar de ser granulado, dissolve-se em líquidos assim como ao usá-lo na preparação de doces, sobremesas e muitas outras receitas. Além disso, caso o açúcar não tenha sido refinado, se tratará de açúcar do tipo mascavo; pode ver neste outro artigo quais são as propriedades do açúcar mascavo.
Fonte: comida.umcomo.com.br